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Minha curadoria de leituras para quem busca mergulhar no oceano das marcas e seus atravessamentos. Passe o cursor para acessar o link de compra.
Administração de Marketing
A Bíblia. Todo o universo do Marketing e seus principais atravessamentos estão nessa obra. Na parte 4 ele fala especificamente sobre construir marcas fortes. O imenso é imenso e tem quase 800 páginas? Sim. Mas é indispensável se você quer mergulhar mesmo no assunto enquanto profissional da área.
Brandsense
Pra gente que vê campanhas cada dia mais iguais e tudo muito pasteurizado, essa obra propõe a construção de experiências através dos canais sensoriais (visão, audição, olfato, paladar e tato). Quantas marcas você conhece que se utilizam dessas ferramentas? Lindstrom nos dá argumentos fortes e excelentes exemplos que ilustram sua defesa - e ainda conta com prefácio do tio Kotler (um luxo, né!).
A lógica do Consumo
Martin Lindstrom procura apresentar ao leitor os bastidores das pesquisas que explicam por que determinado produto vende e mostra como o cérebro das pessoas responde aos muitos estímulos da propaganda. O autor apresenta casos reais de estudos de neuromarketing para desfazer mitos como, por exemplo, o impacto do sexo na mente do consumidor.
O herói e o fora-da-lei
As primeiras considerações sobre o conceito de arquétipo surgem lá na primeira metade do século XX por Carl Jung - mas não foi ele quem inventou e não para em sua obra.
No caso das marcas é a obra "O Herói e o Fora-da-lei" que direciona a contação de suas histórias
e gera conexão significativa com pessoas. Arquétipos criam atalhos mentais que ajudam na tomada de decisão em situações em que encontramos produtos similares.
Roube como um artista
Não precisa ser gênia/o para usar sua criatividade e esse livro vai te provar isso. Vi um monte de gente lendo e pensei "ah, mais um livro hype que não agrega" e... me ferrei. Me apaixonei pela obra e pelo autor. Austin tem humor e me trouxe para um lugar tranquilo onde pude entender o meu ser criativo como força motriz do meu trabalho.
Inclusifique
A proposta da autora parte de uma nova palavra criada por ela: inclusificar. Diferentemente de diversificar ou incluir, inclusificar implica um esforço contínuo para ajudar equipes diversificadas a se sentir engajadas, empoderadas, aceitas e valorizadas. Não adianta ter diversidade se as pessoas se sentem excluídas, né. Aqui, ela mostra os erros mais comuns das empresas ao criar seus times e fornece estratégias práticas para ajudá-las.
Eu, eu mesmo e minha selfie
Pedro Tourinho escreve com um jeitinho bem gostoso sobre a importância de cuidarmos da nossa imagem pública, trazendo análises sobre narcisismo entre os gregos até chegar nas selfies.
Um bom livro para você começar a se conscientizar sobre o assunto - que se estende para o que chamamos aqui de marca pessoal.