Atender pessoas como estrategista de marca, no período de pandemia, tem sido um desafio, principalmente quando chegamos no módulo "construção de conteúdo". A saturação das redes é um fato notório, e lidar com essa (nova) realidade não é uma tarefa fácil. Além disso, eu também sou um profissional que gero material para as plataformas digitais e, com isso, agrego valor à minha Marca Pessoal e alimento meu portfólio, porém me encontro nesse mesmíssimo lugar: vivendo o dilema digital.
O fato é que não estamos nos nossos melhores momentos. Já não dormimos como antes, nos sentimos cada dia mais cansados e o sentimento de incerteza só aumenta. São gatilhos o tempo todo. Até tentaram romantizar, em alguma escala, todo o processo de isolamento, dizendo que era "mais tempo para ficar em casa", "curtir a família" ou até "meditar e fazer planos".
Simplesmente não dá. Não é possível agir com naturalidade quando ainda temos pessoas morrendo por uma doença que afeta todo o globo em várias camadas (política, social, econômica) e, é lógico que tudo isso altera a maneira como nos comunicamos nas redes sociais.
Metodologia e dicas de produção nós encontramos aos montes, mas estamos sem ideias e sem vontade de consumir. Rolamos o feed sem tesão e poucas são as coisas que nos chamam a atenção.
Bem, dentro desse cenário, o que eu posso te dizer é: cuide da sua saúde mental. Não deixe que as redes consumam o seu ócio. A sua Marca vai muito além das postagens no Instagram e dos vídeos no YouTube. É preciso criar repertório e este precisa estar alinhado ao processo mercadológico que, por sua vez, reflete os aspectos sociais.
Esses são os meus insights para te auxiliar:
Organize as suas ideias para que, no momento oportuno, você as ponha em prática.
Não se cobre por ter que tabelar tudo e seguir um cronograma.
Reveja o seu processo de constância. Se antes você conseguia publicar 5 vezes por semana e agora só consegue 2 vezes, respeite essa modificação. A sua audiência vai entender, acredite.
Lembre-se também que os algoritmos das redes sociais seguem gerando mudanças no alcance orgânico dos conteúdos - e logicamente não é para nos ajudar, né?
Não tenha medo de ousar e publicar materiais como um "teste". Veio à mente? Está alinhado aos seus propósitos e crenças? Poste. Deixe que a naturalização das coisas ganhe espaço num ciberespaço que, o tempo todo, quer nos adestrar com planilhas e "fórmulas imbatíveis".
Não se cobre para produzir um conteúdo que se distancie do que você realmente está vivendo nessa pandemia. Lide com suas vulnerabilidades e, aí sim, você estará entendendo o real sentido da sua Marca Pessoal - esta sim precisa de total atenção e, no processo de Consultoria, nós alinhamos todos os lugares que a compõem. Já estamos cansados de pessoas e comunicações plásticas, não é mesmo?
Seja o que você consegue e produza o que está ao seu alcance.
Comments