
posicionamento de marca pessoal
Ana Carolina Xavier — 2025
cenário
Ana Carolina Xavier é médica de família e comunidade, doutoranda em Saúde Pública da FIOCRUZ e voltou recentemente para sua cidade natal, Campos dos Goytacazes/RJ, com atendimentos clínicos presenciais e online. além disso, integra a formação de novos profissionais como supervisora e tutora no Programa Mais Médicos, refletindo seu compromisso com o fortalecimento da saúde pública e da medicina de base comunitária.
Carol trouxe como dor para a jornada da marca pessoal a dificuldade de capilarizar seu atendimento na cidade enquanto médica de família e comunidade - as pessoas ainda não entendem a posição deste médico e como ele dialoga com o serviço particular ou quando deve procurar tal atendimento.
o processo se inicia com um mergulho nos elementos que constituem seu íntimo, seguindo para uma análise de como projetar sua forma de ser para a sua maneira de conduzir o branding pessoal.

estratégia
a estratégia da marca pessoal Ana Carolina Xavier foi construída a partir de uma escuta profunda da sua trajetória, propósito e forma de atuação no cuidado em saúde. nosso intuito foi traduzir sua prática clínica sensível, socialmente engajada e centrada na pessoa em uma identidade verbal e conceitual estratégica.

definimos o propósito da marca como cuidar além do sintoma para enxergar o paciente de forma integral. esse direcionamento se desdobra em seu posicionamento como médica de família que une escuta e compromisso social no cuidado clínico, valorizando o método centrado na pessoa e a interseccionalidade no campo da saúde.
a partir disso, estruturamos:
-
seu posicionamento enquanto médica de família e comunidade que integra saúde pública, escuta ativa e um olhar decolonial, proporcionando um cuidado humano, integral e contextualizado;
-
a definição do arquétipo do cuidador, guiando toda a expressão da marca com foco na empatia, no compromisso e na proteção;
-
o tom de voz da marca, ancorada em três direções: suavidade assertiva (a comunicação se dá como uma troca, não como uma imposição, mantendo o tom gentil sem perder a força da mensagem), reflexiva e inspiradora (convida ao pensamento crítico e incentiva o público a enxergar a saúde sob uma nova perspectiva) e clareza no discurso (explica conceitos médicos e de saúde pública de maneira clara e envolvente, sem jargões distantes);
-
os valores e bandeiras que ressoam na sua marca pessoal, que vão desde os diálogos interseccionais entre saúde e marcadores sociais ao feminismo decolonial;
-
um manifesto de marca com escrita poética e humanizada, revelando seu olhar ético e político sobre o cuidado;
-
as entregas do seu negócio: atendimentos clínicos e domiciliares (presenciais e online) e educação em saúde (compartilhando conhecimento tanto com pacientes quanto com outros profissionais).
a estratégia também orienta a produção de conteúdo com foco em educação em saúde, desmistificação da medicina de família, e diálogo sobre saúde pública com base nas suas bandeiras políticas e sociais, além de trazer o desejo dela de investir em conteúdos mais fluidos que envolvam daily vlogs e outras subjetividades.
essa construção fortalece a presença digital e a comunicação de Ana Carolina como uma profissional que une ciência e transformação social em seu ofício - mas ainda faltava uma material que dialogasse com o público campista e a clínica onde a Carol atende.
material impresso
hoje a Ana Carolina atende numa clínica de renome em Campos dos Goytacazes, que possui mais de 20 especialidades. propus que investíssemos num panfleto que respondesse à principal dúvida dos pacientes da clínica e, para tanto, montei um esboço do material; ela gostou tanto que resolveu imprimir o material e investir da publicização impressa na própria clínica e nos eventos de saúde da cidade.

