você sabe quais são os princípios que movem a sua marca? e mais importante ainda, você realmente os vive ou eles apenas ocupam espaço na seção "sobre" do seu site? esses princípios influenciam suas decisões, orientam seu conteúdo, definem suas parcerias, moldam suas ofertas e afetam sua interação com os clientes?
existe uma grande diferença entre os princípios que são apenas uma fachada e aqueles que são genuínos e eficazes. o segredo está em como você os define, comunica e vive. para te ajudar nesse processo, vou compartilhar um guia simples para identificar os valores essenciais da sua marca.
o que são os princípios de uma marca
primeiro, vamos entender o que são esses princípios. eles são os valores e as bandeiras que a sua marca defende e representam os atributos mais importantes para você. são esses princípios que balizam todas as decisões que você toma com sua marca.
escolher princípios autênticos e fortes pode diferenciar sua marca da concorrência e fortalecer os laços com seus clientes. afinal, as pessoas preferem comprar de marcas alinhadas com seus próprios valores e bandeiras.
é importante destacar que definir princípios não é apenas uma atividade isolada. Eles devem ser incorporados em todas as práticas diárias. se não forem genuínos, sua marca pode parecer desonesta e afastar as pessoas, visto que os princípios são inegociáveis, como se fossem o caráter da marca.
para defini-los, comece fazendo uma reflexão sobre o que é importante e único na sua sua marca (seja pessoal ou corporativa). pense em experiências positivas e negativas que a sua marca teve e como elas se relacionam com seus princípios. algumas perguntas relevantes:
o que é inegociável para a minha marca?
no que ela acredita?
que traços de caráter eu desejo que as pessoas saibam através da minha marca?
não se preocupe em escrever tudo perfeitamente de primeira. deixe as ideias fluírem e revise sua lista posteriormente. o objetivo é encontrar valores que ressoem com você e sua marca.
uma vez definidos, é hora de comunicar e viver esses princípios. eles devem estar presentes em todas as interações com seus clientes e guiar suas decisões comerciais.
lembre-se: ações falam mais alto que palavras.
olha só como a Natura comunica seus valores:
a Manuela Xavier passou pela Jornada da Marca Pessoal e nós também definimos os valores da sua marca. Veja só:

eu também comunico os meus princípios aqui no site. eles fazem sentido pra você?

por fim, seus princípios devem ser constantes e atemporais, servindo como base sólida para sua marca. ao seguir esses passos, você estará construindo conexões autênticas com seus clientes e criando uma marca verdadeiramente significativa. 💚
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