top of page
  • Foto do escritorFael Ferreira Borges

TED e TEDx para expandir a sua mente

TED (Tecnologia, Entretenimento e Design) é uma ONG criada nos EUA, em 1984 que tem o intuito de propagar “ideias que merecem ser compartilhadas” através das conferências mais importantes e inovadoras do mundo em até 18 minutos para cada speaker. Já TEDx se refere ao programa que auxilia voluntários a organizarem o seu próprio evento local e independente para inspirar pessoas de forma regional no modelo de conferência TED.


Fiz uma curadoria com palestras icônicas para você se inspirar e ampliar o seu horizonte. Segue o fio:


O que explica a ascensão dos humanos?



Há 70 mil anos, nossos ancestrais humanos eram animais insignificantes, cuidando de suas vidas em um canto da África com todos os outros animais. Mas agora, poucos discordariam de que os humanos dominam o planeta Terra; nos espalhamos para todos os continentes e nossas ações determinam o destino de outros animais (e, possivelmente, do próprio planeta). Como chegamos de lá até aqui? O historiador Yuval Noah Harari - ele é meu crush, gente - traz essa provocação como fio condutor.


A poesia que transforma



É só esse homem abrir a boca que eu me arrupio todo! Nesse TEDx ele traz a cultura popular nordestina de forma potente e conta como descobriu seu propósito de transformar vidas através da poesia.


Dentro da mente de um procrastinador



Esse aqui me pega profundamente, rs. Tim Urban consegue mostrar, de forma hilária e leve, como funciona a mente de quem procrastina e o que podemos fazer antes que não dê mais tempo (é pra assistir, hein!).


O poder da vulnerabilidade



Brené Brown estuda conexão humana - nossa habilidade de sentir empatia, pertencer, amar. Nesse TEDx ela compartilha uma percepção profunda de sua pesquisa, que a levou a uma busca pessoal para conhecer a si mesma e entender a humanidade.


Brincar é Poder



Jaci foi minha aluna na jornada da marca pessoal e uma das pessoas que mais me inspiram quando penso em empreendedorismo. Ela fala sobre sua trajetória e como nasceu a "Era uma vez o Mundo" (empresa de impacto social), que surge da sua inquietude e da importância de termos bonecas negras na construção da autoestima das crianças, estimulando e valorizando a representatividade e a estética da população preta.


Como grandes líderes inspiram ação



Simon Sinek é sinônimo de "propósito de marca". Aqui ele traz, dentre outras coisas, o conceito de "golden circle", modelo que criou para explicar onde está o diferencial de líderes e organizações inspiradores que geram lealdade e criam verdadeiros movimentos.


Sua linguagem corporal molda quem você é



A linguagem corporal afeta a maneira como os outros nos veem, mas também pode mudar a maneira como nos vemos. Confesso que me emocionei quando assisti a esse TED porque me tocou num lugar muito íntimo (síndrome do impostor!). A psicóloga social Amy Cuddy nos mostra como “fazer poses de poder” -- ficar numa postura confiante, mesmo quando não nos sentimos confiantes -- podem afetar os níveis de testosterona e cortisol no cérebro, e pode até ter um impacto nas nossas chances de sucesso.


Como símbolos e marcas modelam a nossa sociedade


"O Branding é a manifestação profunda do espírito humano", diz a designer e podcaster Debbie Millman. Em uma odisséia histórica que ela mesma ilustrou, Millman traça a evolução da marca, de pinturas rupestres a bandeiras, rótulos de cerveja e muito mais. Ela explora o poder dos símbolos para unir as pessoas, começando com comunidades pré-históricas que os usavam para representar crenças e identificar afiliações a empresas modernas que adotam logotipos e marcas registradas para comercializar seus produtos - e explica como o Branding reflete o estado da humanidade.

Indicação do Diego Frias.


E aí, indica mais algum? 👁‍🗨

Commentaires


bottom of page