O Golden Circle, de Simon Sinek, ganhou popularidade por meio de seu TedTalk sobre "Como os grandes líderes inspiram a ação", para ajudá-lo a entender como esses gigantes da indústria pensam e operam.
No cerne do Círculo Dourado de Simon Sinek está a questão: “Por que estamos no mercado?”.
A maioria das pessoas e organizações concentra-se apenas no “quê” e no “como” de suas ações, mas os verdadeiros líderes e histórias de sucesso na história são aqueles que vivem o seu “por quê?”.
Então, por que o “porquê” é tão importante na estratégia da marca?
Porque é a força motriz por trás de tudo o que fazemos. Quando entendemos as nossas motivações e objetivos, podemos desbloquear todo o nosso potencial e tornar a nossa visão e ambições uma realidade. Portanto, comece a pensar hoje no “porquê” das ações de sua marca e observe como você começa a desbloquear o verdadeiro potencial dela.
O “porquê” da sua marca é a razão por trás do que você faz. É o seu propósito, o seu talento – a força motriz por trás do seu negócio, além de apenas ganhar dinheiro. É isso que inspira a ação e o diferencia da concorrência.
O “ como” da sua marca, também conhecido como missão, é o processo único que você utiliza para atingir seu propósito. São os métodos utilizados para que o “por quê” se concretize. No ramo empresarial, pode ser entendido como as estratégias de negócios, contendo seus pontos fortes/valores que definem quem você é como marca.
Por fim, existe o “o quê ” da sua marca. Este é o resultado de suas ações – a prova de sua existência e dos produtos ou serviços que você oferece. É o seu posicionamento no mercado e o que você oferece aos seus clientes.
É fácil se deixar levar pela empolgação de criar um novo produto ou serviço e mergulhar direto no marketing. Mas a verdade é que começar com uma estratégia de marca forte é crucial para marcas de qualquer tamanho.
Vamos entender a estratégia de grandes marcas através das lentes do Golden Circle:
Airbnb
Apple
Amazon
Dove
Claro que eu iria trazer a minha própria marca pessoal, né? rs
REFS:
Bastien Frediani. Decoding the Brand Strategy of the Most Successful Companies. Disponível no site thinkbastien. Acesso em abril de 2024.
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