o Golden Circle, de Simon Sinek, ganhou popularidade por meio de seu TedTalk sobre "Como os grandes líderes inspiram a ação", para ajudá-lo a entender como esses gigantes da indústria pensam e operam.
no centro do Círculo Dourado de Simon Sinek está a questão: “por que estamos no mercado?”. a maioria das pessoas e organizações concentra-se apenas no “quê” e no “como” de suas ações, mas os verdadeiros líderes e histórias de sucesso na história são aqueles que vivem o seu “por quê?”.
então, por que o “porquê” é tão importante na estratégia da marca?
porque é a força motriz por trás de tudo o que fazemos. quando entendemos as nossas motivações e objetivos, podemos desbloquear todo o nosso potencial e tornar a nossa visão e ambições uma realidade. portanto, comece a pensar hoje no “porquê” das ações de sua marca e observe como você começa a desbloquear o verdadeiro potencial dela.

compreendo os conceitos
o “porquê” da sua marca é a razão por trás do que você faz. é o seu propósito, o seu talento – a força motriz por trás do seu negócio, além de apenas ganhar dinheiro. é isso que inspira a ação e o diferencia da concorrência.
o “ como” da sua marca, também conhecido como missão, é o processo único que você utiliza para atingir seu propósito. são os métodos utilizados para que o “por quê” se concretize. no ramo empresarial, pode ser entendido como as estratégias de negócios, contendo seus pontos fortes/valores que definem quem você é como marca.
por fim, existe o “o quê ” da sua marca. Este é o resultado de suas ações – a prova de sua existência e dos produtos ou serviços que você oferece. é o seu posicionamento no mercado e o que você oferece aos seus clientes.
vamos simplificar
pense, por exemplo, que você quer aprender um novo idioma. a primeira coisa é que você possui um desejo vinculado a isso, como querer se comunicar melhor e expandir sua visão de mundo. temos o seu por quê.
em seguida, você pensa sobre quais são as escolhas básicas que você terá que fazer para atingir esse Por quê . você terá que praticar todos os dias, imergir no idioma e usar técnicas de aprendizado ativo. aqui você tem o como.
por fim, você faz o plano do que fará para aplicar essas escolhas. você baixa um aplicativo de idiomas, assiste a filmes legendados, faz aula particular e lê textos no idioma e conversa com falantes nativos sempre que possível. estes são o seu o quê.

é fácil se deixar levar pela empolgação de criar um novo produto ou serviço e mergulhar direto nas estratégias e marketing. mas a verdade é que começar com uma estratégia de marca forte é crucial para marcas de qualquer tamanho.
vamos entender a estratégia de grandes marcas através das lentes do Golden Circle:
Airbnb
⭐ por quê: imaginamos um mundo onde qualquer pessoa pode pertencer a qualquer lugar
🔨 como: permitir que as pessoas vivam como nativos e se sintam em casa em qualquer lugar do mundo, em vez de apenas viajarem para lá
📦o quê: uma plataforma online que conecta pessoas a casas e experiências de viagem únicas, além da conexão com os hosts
Apple
⭐ por quê: pensar de forma diferente, para desafiar o mercado em tudo o que é feito
🔨 como: tornando nossos produtos mais fáceis de serem utilizados e com uma aparência diferenciada
📦o quê: aparelhos tecnológicos, como celulares e computadores
Amazon
⭐ por quê: construir um lugar onde as pessoas possam encontrar e descobrir qualquer coisa que queiram comprar online
🔨 como: oferecer às pessoas os preços mais baixos possíveis, a melhor seleção disponível e a maior comodidade
📦o quê: a loja online líder mundial.
Dove
⭐ por quê: ampliar a definição de beleza e ajudar as mulheres a desenvolver uma relação positiva com a sua aparência
🔨 como: celebrar mulheres cujas aparências estão fora das normas estereotipadas de beleza
📦o quê: produtos nutritivos, hidratantes e reparadores para a pele e os cabelos
claro que eu iria trazer a minha própria marca pessoal, né?
fael ferreira borges
⭐ por quê: traduzir histórias em estratégias que movem pessoas e marcas
🔨 como: através de processos artísticos e estratégias de branding, educação e conteúdo, guiando profissionais e negócios na construção de narrativas com significados claros e sentimentos genuínos
📦o quê: consultorias, mentorias e formações em branding, além de desenvolver identidades e estratégias para marcas pessoais e corporativas
e como conduzo o Golden Circle num projeto?
conduzir o Golden Circle com um cliente ou num projeto pessoal exige profundidade, escuta ativa e um olhar estratégico para traduzir o que move a marca. o processo pode ser estruturado seguindo as três etapas, explorando cada círculo de maneira progressiva.
por quê:
o que te motiva a fazer o que faz?
qual transformação você quer gerar no mundo ou no seu mercado?
se sua marca deixasse de existir, o que faria falta?
o objetivo é extrair o propósito genuíno, algo que vá além do lucro e toque a essência da marca. o por que precisa ser inspirador, forte e conectado com valores.
como:
quais princípios guiam sua forma de atuar?
o que você faz de diferente no seu mercado?
como você entrega valor para o seu público?
aqui, o foco é entender os diferenciais e metodologias que tornam essa marca única. esse ponto define a abordagem da marca, seu posicionamento e os pilares estratégicos que sustentam o que ela faz.
o quê:
o que exatamente sua marca oferece?
quais são seus principais produtos ou serviços?
como o público pode acessar o que você faz?
agora, é hora de traduzir tudo isso em serviços, produtos e entregas concretas. esse é o nível mais tangível, onde a marca se manifesta no mercado. é preciso ser claro e objetivo sobre o que entrega.
💚 use dinâmicas visuais (mapas mentais, post-its, storytelling) para aprofundar o processo. muitas vezes, a resposta mais autêntica vem quando a pessoa compartilha histórias e experiências, e não apenas responde perguntas diretas.
REFS:
Simon Sinek. Comece pelo porquê: Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir. Editora Sextante.
Bastien Frediani. Decoding the Brand Strategy of the Most Successful Companies. Disponível no site thinkbastien. Acesso em abril de 2024.
Dan Kiskis. Applying Simon Sinek’s Golden Circle to Strategy. Disponível no site Medium. Acesso em abril de 2024.
Comments